05 novembro 2007

Quem somos

Pinto Pançudo é um projeto constituído por uma contadora de histórias e um músico, que conta ainda com a colaboração de artistas plásticos ou cenógrafos.
Através da experiência pedagógica e artística de cada um de nós integramos narrativa, ação, música e imagem. É nossa preocupação ir ao encontro do imaginário da criança e promover o repertório tradicional infantojuvenil.
Recorrendo a materiais diversos, à música (ou simplesmente ao som) apresentamos espetáculos para escolas, jardins de infância, creches, bibliotecas, pequenas salas de espetáculo, festas de aniversário...


Ana
Nasceu em 1970 na cidade de Lisboa, onde ainda hoje vive.
Durante a adolescência estudou música e piano. Formou-se em 1993, como Educadora de Infância (ESE João de Deus) e em 2000 terminou o Curso de Estudos Superiores Especializados em Expressões Artísticas Integradas em Educação (ESE Jean Piaget). No Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian fez os cursos de Expressão Poética e Narrativa (com António Torrado) e de Expressão Corporal e Dramática (com João Mota). Trabalhou como educadora de infância e como monitora de ATL.
Atualmente é professora de Ensino Profissional, nas disciplinas que integram as expressões corporal, dramática e musical.
Entre 2001 e 2005 foi contadora de histórias do grupo de teatro de marionetas “Crianças e Caminhos”, onde trabalhou com o músico Sebastião Antunes.
Foi essa experiência relacional que a levou a criar o projeto Pinto Pançudo, em 2008.

Sebastião

Nasceu em 1967, em Castelo Branco.

Completou o Conservatório Nacional de Música, nas áreas de Canto e Flauta e fez pós-graduação em Estudos da Música Popular da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Possui oito discos gravados como mentor do projeto A Quadrilha, com o qual tem efetuado inúmeros concertos no país e no estrangeiro.
É professor de expressão musical para crianças e de canto tradicional. A sua atividade de narração oral começou com a produção dos três álbuns da cantautora Luisa Barreto (Pelo caminho das fadas, Em tempos que já lá vão, Tindarim) e com a participação nos grupos de marionetas "Crianças e Caminhos" e "Fadas e Fios".


Diana

Nasceu em 1979.
Em 2004 terminou o curso de Escultura da Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa. Está a frequentar o mestrado em Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
Desde cedo que colaborou com a Associação de Escoteiros de Portugal. Como animadora e monitora de atividades para crianças trabalhou em centros de ATL de escolas públicas e em colónias de férias quer de empresas privadas, quer do setor público. Tem também dinamizado diversos ateliers de caracter ludico-pedagógico.

Atualmente é animadora do projeto INTERVIR da Câmara Municipal de Lisboa.

Maria José
Nasceu em 1965, em Lagos.Iniciou a atividade de ceramista em 1986, após um período de aprendizagem na oficina do mestre ceramista Jorge Mealha, na Casa de Oleiros, Lagos. Dois anos depois já produzia os seus próprios trabalhos, em atelier próprio.Frequentou workshops, nomeadamente com Alice Fabre, David Roberts e Janet Brown. Participou em várias feiras de artesanato e pertenceu a associações, com o intuito de garantir maior visibilidade ao seu trabalho.Nos últimos anos também desenvolveu e participou em atividades de formação na sua área, quer para adultos, quer para crianças.

Marta
Nasceu em 1979.
Licenciou-se em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto e frequentou o curso de Cenografia do Espaço Cenográfico, em São Paulo (Brasil). Na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa concluiu a especialização de Cenografia, em 2009. Participou em diversos workshops em Portugal e na Europa, com o objetivo de enriquecer a sua formação em cenografia.
No seu percurso como artista plástica, participou em várias exposições. Enquanto cenógrafa foi residente durante quatro anos na companhia de teatro Trigo Limpo teatro ACERT, onde desenvolveu trabalho de criação e conceção de cenários e adereços em vários espetáculos. Desde 2004 tem desenvolvido vários workshops de artes plásticas e cenografia direcionados a crianças e adultos.